Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Humanos já tomavam vinho há 8 mil anos

A data é mil anos mais antiga do que os pesquisadores imaginavam. Quem prova é esse vaso aí da foto.

Por Guilherme Eler
Atualizado em 14 nov 2017, 18h53 - Publicado em 14 nov 2017, 18h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Além de ter construído a famosa arca, Noé também assina outro feito importante, mas bem menos comentado: plantar o que pode ter sido o primeiro vinhedo da literatura mundial como conta o capítulo 9 do livro do Gênesis. Milênios antes de a Bíblia ser escrita, no entanto, a bebida fermentada já fazia sucesso. Um novo estudo, publicado na revista científica PNAS, relata ter descoberto a evidência mais antiga do consumo de vinho. Ela data de 6 mil anos antes de Cristo, e vem da região que atualmente corresponde à Geórgia.

    As jarras do período neolítico estavam nos sítios arqueológicos de Gadachrili Gora e Shulaveris Gora, 30 km ao sul da capital Tbilisi. Análises químicas encontraram substâncias presentes no vinho (como o ácido tartárico) em 8 botijas. A aparência dos artefatos também entrega sua função: em alguns dos vasos, é possível notar imagens de cachos de uva e homens dançando como se participassem de uma celebração.

    Não é exagero nenhum cravar a região do Cáucaso como o berço da produção mundial de vinho. Por lá, existem 500 variedades de uvas, muitas delas usadas na produção da bebida. Nas montanhas Zagros, a nordeste do Irã, os cientistas também já haviam encontrado cerâmicas com 7 mil anos de idade. Por muito tempo, elas foram a evidência mais antiga desse bebida, em uma época em que os primeiros humanos ainda tentavam dominar ferramentas de pedra lascada. 

    “O vinho é essencial para o conceito de civilização que conhecemos aqui no Ocidente. Como medicamento, catalisador social, substância entorpecente e mercadoria de alto valor, o vinho se tornou central para cultos religiosos, farmácia, culinária, economia e sociedade do oriente próximo”, explicou o co-autor Stephen Batiuk, em entrevista à BBC.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.