Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Nasa quer enviar astronautas para a Lua na próxima década

Plano envolve o desenvolvimento de um novo foguete, veículos de aterrissagem e um módulo orbital, que poderá ser habitado por até 60 dias

Por Lucas Baranyi
Atualizado em 22 fev 2018, 13h47 - Publicado em 22 fev 2018, 13h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Nasa tem planos ousados para a próxima década: a agência espacial norte-americana pretende enviar pessoas para a Lua na próxima década. A notícia foi reportada pelo site americano SpaceNews, que entrevistou Robert Lightfoot, o diretor interino da agência (a Nasa está há mais de um ano sem chefe). Segundo Lightfoot, a agência pretende voltar a investir bastante em missões lunares, com direito à construção de uma base. “Nós teremos pessoas lá”, afirmou.

    O orçamento proposto pelo governo dos EUA para a Nasa acabou frustrando algumas missões científicas e até mesmo a Estação Espacial Internacional, que poderá ser desativada em 2025. Por outro lado, beneficiou planos envolvendo a exploração realizada por humanos, incluindo o objetivo de retornar à Lua.

    Isso será possível graças a uma estação lunar que a Nasa pretende construir – a Lunar Orbital Platform-Gateway. O primeiro passo seria a construção, em 2022, de um foguete especialmente projetado para a missão. A partir daí, a Nasa desenvolveria uma série de módulos de aterrissagem, que levariam astronautas e equipamentos até a Lua, e um módulo habitacional, que ficaria em órbita e poderia ser ocupado por humanos em missões de 30 a 60 dias. Tudo isso seria construído em parceria com a iniciativa privada.

    Em um comunicado, William Gertenmaier, diretor do departamento de explorações humanas da Nasa, explicou qual é a intenção da agência: marcar território no espaço. “A Lunar Orbital Platform-Gateway nos dará uma presença estratégica ao redor da Lua”, afirmou. “Irá encaminhar nossa atividade com parceiros comerciais e internacionais, além de ajudar na exploração da Lua e seus recursos. Depois, poderemos traduzir essa experiência levando humanos a Marte”, afirmou.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.