Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Nos EUA, 90% dos jovens entre 15 e 21 anos são estressados

Pesquisa aponta que violência armada, política e problemas pessoais estão entre as causas na chamada "Geração Z"

Por Ingrid Luisa
Atualizado em 4 nov 2018, 21h50 - Publicado em 1 nov 2018, 14h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (KatarzynaBialasiewicz/Getty Images)

    Segundo o relatório anual Stress in America, feito pela Associação Americana de Psicologia, os membros da chamada “Geração Z” (pessoas de 15 a 21 anos) possuem a pior saúde mental de todas as gerações. O estresse está presente em 90% dos jovens norte-americanos.

    As supostas causas incluem a onda crescente de violência armada, a insegurança política e problemas de cunho pessoal.

    Na pesquisa, 75% das pessoas da Geração Z, muitas ainda em idade escolar, alegaram que o receio de tiroteios em massa é uma fonte significativa de estresse. E o temor da violência armada pode ser ainda mais específico: 72% disseram que o medo de tiroteios nas escolas desencadeia muito estresse. As famílias concordam: 74% dos pais incluídos na pesquisa consideraram a possibilidade de uma invasão a tiros nos colégios como uma fonte constante de estresse.

    Outras questões atuais, desde o aumento das taxas de suicídio, de assédio sexual até a separação de membros de famílias imigrantes, também provocam mais estresse entre os mais jovens do que em outras gerações. De acordo com o relatório, 62% da geração Z dizem que o aumento das taxas de suicídio é uma fonte de estresse, contra 44% dos adultos em geral; 53% disseram o mesmo sobre assédio e assédio sexual, comparado a 39% dos adultos em geral; e 57% dos jovens foram enfáticos na questão das separações familiares entre imigrantes, em comparação com 45% dos adultos de gerações mais velhas.

    Mas não são apenas as notícias que elevam o nível de estresse: trabalho, finanças e preocupações relacionadas à saúde perturbam mais adultos da Geração Z do que adultos em geral, diz o relatório. O dinheiro era a fonte mais comum de estresse: afeta 81% dos adultos da Geração Z e 64% dos adultos em geral. E as mídias sociais também não parecem estar ajudando — enquanto cerca de metade dos jovens disseram que era uma fonte de apoio, outros 45% alegaram que as redes fazem com que eles se sentissem julgados, e 38% disseram que isso os fez se sentirem mal com eles mesmos.

    A dificuldade de lidar com o estresse foi encontrada em todas as gerações. A pesquisa se baseou em quase 3.500 entrevistas com pessoas de 18 anos ou mais, além de 300 entrevistas com adolescentes de 15 a 17 anos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.