Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Seca revela bomba da Segunda Guerra Mundial em rio da Itália

O artefato, nunca detonado, foi achado por pescadores em um vilarejo no norte do país. A região enfrenta uma das piores secas em 70 anos.

Por Leo Caparroz
11 ago 2022, 18h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pescadores descobriram uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial perto da vila de Borgo Virgilio, no norte da Itália, próxima à cidade de Mântua, a 388 quilômetros de Roma. Ela estava submersa há mais de 70 anos no rio Pó, o mais longo do país, com 652 km de extensão.

    Não é raro encontrar artefatos de guerra pela Europa. Só na Alemanha, por exemplo, estima-se que incríveis 2 mil toneladas de munição (incluindo bombas que não explodiram) sejam encontradas no país todos os anos. Mas o que chama a atenção para o objeto recém-encontrado é que ele só emergiu por causa da onda de calor extrema que a Europa enfrenta.

    Nesses últimos meses de verão no hemisfério norte, as temperaturas atingiram níveis recordes em partes do continente. O norte da Itália, por exemplo, passa pela pior seca dos últimos 70 anos, o que causou a queda no nível de água do Pó – e fez a bomba aparecer.

    Depois de evacuar as 3 mil pessoas que vivem nas proximidades da vila, um esquadrão anti-bombas cortou o fusível da bomba e a levaram para uma pedreira a cerca de 45 quilômetros. Lá, uma explosão controlada a destruiu. De acordo com os militares, ela pesava quase 450 quilos e tinha sido fabricada nos EUA.

    Continua após a publicidade

    Devido ao calor e à seca, a Itália declarou estado de emergência no mês passado para as áreas ao redor do rio Pó. No final de junho, Roma também registrou sua temperatura mais alta já registrada: 40,5 °C. E uma má notícia: graças às mudanças climáticas, ondas de calor extremas como essa devem se tornar cada vez mais comuns.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.