1) Polvo De Flapjack
Olha só que belezinha. Não parece um pouco o fantasminha do Pac Man?
E se você acha que já viu um desses em algum lugar, você talvez tenha reconhecido aquela personagem fofinha do Procurando Nemo que solta tinta preta. A única observação é que na vida real esses bichos não seriam rosa como ela, já que vivem em águas escuras de grande profundidade e nesses lugares não é uma boa ideia ser tão chamativo toda hora.
2) Lula espinhosa Cranch
“Menino sai da frente! Você pensa que é filho de vidraceiro?”. Com certeza essa é uma frase que os cranchid, ou lulas de vidro” como também são conhecidos, nunca ouviram. Eles possuem o corpo totalmente transparente. Uma excelente camuflagem pra quem vive nas profundezas do oceano.
Algumas espécies também se inflam como balões para se proteger de predadores. É a mesma tática utilizada pelos peixes baiacu (tipo o Bloat do Procurando Nemo!).
E além disso, alguns possuem a habilidade de enfiar a cabeça e os tentáculos para dentro do próprio corpo, mais ou menos como fazem as tartarugas.
3) Chocos flamejantes
Eles são os cameleões do mar. Os “chocos” além de muito inteligentes, possuem a habilidade de recriar padrões animados em sua pele. Eles parecem gifs marinhos!
Desse jeito, eles confundem suas presas e ainda avisam aos predadores que são altamente venenosos. Apesar de viverem em águas profundas, os chocos não são bons nadadores. Para compensar as faltas na aula de natação, eles desenvolveram a habilidade de caminhar pelo fundo do mar.
Para se alimentar eles rastejam até as presas e disparam seus dois tentáculos, muito parecido com o que fazem os sapos.
4) Lula de braços longos
Ela poderia te dar o maior abraço do mundo. A “cotovelada” é uma das lulas mais estranhas que vivem em águas profundas. Seu corpo super compacto pode ser até 20 vezes menor do que seus tentáculos. Com o mínimo de esforço, essa lula desliza pelo oceano e no meio do caminho qualquer coisa que se enrosque nos seus fantasmagóricos e longos tentáculos pode virar jantar!
5) Lula olho de galo
Já vimos que existe uma gatinha com um olho verde e outro azul, mas animais com dois olhos completamente diferentes, e até com funções diferentes é bem mais estranho.
A lula joia ou olho de galo está entre os poucos animais que possuem essa característica. O olho esquerdo, duas vezes maior que o outro, é ultra-sensível à luz e enxerga as águas escuras do fundo do oceano como se fossem azul claro.
Já o olho direito, bem pequenininho, fica virado para cima em direção à luz e enxerga outras frequências. Desse jeito, essa lula pode ver o que está em cima e embaixo dela – no claro e no escuro. Uma adaptação rara para os moradores das profundezas.
Leia Mais