Black Friday: Revista em casa a partir de 10,99/mês
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

OpenAI anuncia parceria com laboratório que criou a bomba atômica

Objetivo do acordo com o Los Alamos National Lab é aplicar IA em pesquisas de biotecnologia; em junho, empresa contratou general que dirigiu a NSA, a superagência de espionagem americana   

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 jul 2024, 16h00

A empresa americana OpenAI, criadora do ChatGPT e outros algoritmos de inteligência artificial, anunciou uma parceria com o Los Alamos National Laboratory (LANL) – que na década de 1940 foi o centro de pesquisas do Projeto Manhattan, que resultou na criação da bomba atômica. 

Segundo a OpenAI, o acordo com o Los Alamos irá avaliar como os cientistas do laboratório podem utilizar “modelos multimodais” (IAs que são capazes de trabalhar com vários tipos de dado, como textos, imagens e números) de forma segura em suas pesquisas – com ênfase nos estudos de biotecnologia.

O LANL costuma ser associado à física, mas também realiza pesquisas em outras áreas, incluindo nanotecnologia, medicina e biologia. Ele é subordinado ao Department of Energy – que, em 2023, publicou um relatório confidencial afirmando que a Covid-19 provavelmente se originou de um acidente de laboratório no Instituto de Virologia de Wuhan, na China. 

 

Segundo a OpenAI, o Los Alamos irá estudar o uso do algorimo GPT-4o, incluindo “seus sistemas de voz, ainda não lançados”, para “avaliar a habilidade de iniciantes e experts na execução de um protocolo seguro, que consiste em experiências padrão de laboratório”. 

Continua após a publicidade

As tarefas, afirma a empresa, “podem incluir transformação (por exemplo, introduzir material genético num organismo), cultura celular (manter e propagar células in vitro), e separação celular (por meio de centrifugação).” Ou seja: num primeiro momento, o GPT-4o será usado como uma espécie de professor, dialogando com os cientistas do Los Alamos e avaliando seu desempenho nesses procedimentos.

Mas, no futuro, a adoção da IA pode ir além disso. Ao anunciar a parceria com o laboratório, a OpenAI destacou que a empresa Moderna, criadora de uma das vacinas contra o Sars-CoV-2, já utiliza inteligência artificial para analisar os dados gerados por suas pesquisas. 

A OpenAI tem chamado a atenção por sua proximidade com o governo americano. Em junho, a empresa anunciou que o general aposentado Paul M. Nakasone passaria a fazer parte do seu conselho diretor. Entre 2018 e 2023, Nakasone foi o diretor da National Security Agency (NSA), a principal agência de espionagem americana.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.