Pessoa normal tenta usar o Windows 8. Veja o que acontece
O Windows 8, cuja versão beta (Consumer Preview) foi lançada há uma semana, teve uma recepção quase unânime. Para cada artigo que apontava a falha central do sistema -sua nova e insólita interface gráfica-, houve centenas de textos elogiosos. Talvez no mundo pós-PC os jornalistas de tecnologia tendam ao acrítico. Mas isso não vem ao caso. O […]
O Windows 8, cuja versão beta (Consumer Preview) foi lançada há uma semana, teve uma recepção quase unânime. Para cada artigo que apontava a falha central do sistema -sua nova e insólita interface gráfica-, houve centenas de textos elogiosos. Talvez no mundo pós-PC os jornalistas de tecnologia tendam ao acrítico. Mas isso não vem ao caso. O que vem ao caso é que agora, sem o hype do lançamento, fica mais fácil enxergar o problema.
E que problema. Veja o vídeo acima, que mostra um sujeito comum tentando usar o Windows 8. É um leigo, mas não bobo – perceba que ele até conhece alguns macetes de Windows. Mesmo assim, simplesmente não consegue usar o novo sistema: quando a interface passa de Metro para Aero, ele cai num buraco negro do qual não consegue sair. Se com esse cara é assim, imagine como será com o leigo total: aquela pessoa que não sabe nem o que é browser, e representa a maior parte dos usuários de computador. Um desastre.
A Microsoft diz que a interface Metro será obrigatória para todo mundo, inclusive empresas. Continuo duvidando disso, mas imagine só. Seria o suficiente para provocar um êxodo em massa, fazendo o Windows perder centenas de milhões de usuários em poucos anos – na hora de trocar de computador, as pessoas migrariam para sistemas Apple ou baseados em Ubuntu (cuja interface é muito mais familiar, para o usuário médio, que a do Windows 8).
PS: entre as várias soluções não-oficiais que surgiram para acabar com o Metro, a mais elegante parece ser esta alteração no Registro. Vou testá-la mais tarde.