Neurocientista faz pinturas inspiradas no cérebro e neurônios
Representação do cerebelo, parte do cérebro responsável pelo equilíbrio e controle muscular e dos movimentos. Clique na imagem para ver a galeria.
Greg Dunn é um artista e neurocientista que, um dia, decidiu juntar as duas coisas. O resultado são as belas pinturas inspiradas em estruturas cerebrais e na atividade dos neurônios que você vê aqui. Misturando realidade e inspiração, ele usa como referência fotomicrografias (reproduções fotográficas ampliadas de objetos microscópicos) dessas células cerebrais.
– Clique para ver a galeria com o trabalho de Greg Dunn
Ele diz que as conexões entre os neurônios (as sinapses) são “uma bagunça incompreensível de um lado e estranhamente ordenada de outro” e é um grande desafio imitar os seus movimentos aleatórios e ramificações. “O cérebro está sempre querendo gerar ou escolher padrões nas coisas, e é um verdadeiro desafio tentar evitar essa tendência”, afirma em uma entrevista para o site “The Beautiful Brain“.
Para fazer as pinturas, ele usa algumas técnicas diferentes, como soprar tinta derramada em um pedaço de papel ou usar seringas com a tinta. “Ela segue o caminho em que encontra menor resistência, assim como um neurônio faz”, explica.
Saiba mais sobre o trabalho de Greg aqui.