Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Imagem Blog

Contando Ninguém Acredita

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
As notícias mais bizarras e surreais do mundo
Continua após publicidade

Ateus pedem que australianos não coloquem “Jedi” como religião

Por Lucas Massao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 2 ago 2016, 17h38

jedi-face

(Crédito: Paul South)

Em uma campanha para garantir que o próximo censo australiano, que será realizado no dia 7 de agosto, realmente consiga demonstrar a pluralidade religiosa no país, ateus estão pedindo para que as pessoas que não seguem nenhuma religião não respondam a pesquisa com “Jedi”. Isso porque, em 2011, quando o último censo foi feito, 64 mil australianos se declararam como seguidores da força, número semelhante aos Sikhs e Adventistas do Sétimo Dia.

O fenômeno “Jedi” começou em 2001, quando uma campanha via email afirmava, erroneamente, que o governo reconheceria a religião caso mais de 8 mil pessoas a selecionassem no censo. Kylie Sturgess, amante de ficção científica e presidente da Atheist Foundation of Australia, defende a ideia de que as pessoas devem levar o levantamento mais a sério, pois a estrutura do censo australiano define que, caso as pessoas marquem a caixa “outros” e coloquem, por exemplo, “Jedi”, elas são contabilizadas como “não definido”, ao invés de “sem religião”. “As pessoas não deveriam gastar as suas respostas. Responder a pergunta sobre religião importa porque beneficia todos os australianos quando decisões sobre o gasto do dinheiro dos contribuintes é feito com base nos dados”, afirma.

jedi-2

Continua após a publicidade

(Crédito: Reprodução)

Para ajudar na divulgação, Sturgess tem distribuído pôsteres que incentivam as pessoas a marcarem a caixa de “sem religião” através da frase “Se um velho religioso de túnica não te representa, não se fantasie como um ‘Jedi’”.

Chris Brennan, morador de Melbourne e diretor da Sociedade de Apreciação de Star Wars, afirma que a opção é uma maneira de algumas pessoas dizerem ao governo que ele não pode dizer o que elas devem fazer. Brennan ainda diz que existem seguidores genuínos da Força que não são “fanáticos ou doidos”.

Continua após a publicidade

Para ele, a frase “sem religião” não consegue “resumir as visões diferentes que as pessoas tem da fé, se elas não seguem uma religião organizada”. O australiano defende que o caminho Jedi inclui visões como “toda vida é sagrada”, “seja bom para os outros” e “proteja os inocentes e os fracos”.

Com The Sunday Morning Herald

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.