Ao leite, amargo, branco, com castanhas… Existem chocolates para os mais diversos gostos e paladares. Como já mostramos aqui, essa delícia, que começa com uma semente de cacau, é velha conhecida da humanidade. Então prepare o seu paladar e conheça 8 coisas que você não sabia sobre a doçura.
8) Existe uma relação com o Nobel
Uma pesquisa feita pelo New England Journal of Medicine mostrou uma relação entre o consumo de chocolate e o número de vencedores do famoso prêmio Nobel. A campeã nesse estudo foi a Suíça, cujo consumo per capita de chocolate bate os impressionantes 14 quilos por ano, com 32 vencedores do Nobel a cada 10 milhões de habitantes. Comparativamente, os Estados Unidos comem um pouco mais do que 5 quilos per capita e possuem 11 premiados a cada 10 milhões de americanos.
7) Valorize o produto
Segundo a Cadbury, produtora australiana de chocolate, um cacauzeiro demora quase um ano inteiro para dar origem a cacau suficiente para fazer 10 barras normais de Hersheys.
6) Money! Money! Money!
Durante a guerra revolucionária americana, que rolou entre 1775 e 1783, os soldados recebiam uma porção de chocolate entre a alimentação e, mais curioso ainda, como pagamento! Pode parecer estranho, mas vale lembrar que o doce movimenta uma indústria de 4 bilhões de dólares só nos Estados Unidos.
5) Oh, a ironia!
Os famosos cookies de chocolate, popularmente vistos em filmes e séries americanas, foram criados por Ruth Wakefield, dona de um restaurante em Massachusetts. O biscoito ficou tão famoso que a Nestlé comprou a receita da dona Ruth. O preço? Um suprimento vitalício de… chocolate.
4) Ui!
Um estudo da Universidade de Sussex, do Reino Unido, mediu os batimentos cardíacos e as ondas cerebrais de casais na faixa dos 20 anos em duas situações distintas: durante um beijo ardente e quando um chocolate derretia na boca dos apaixonados. Curiosamente, o doce mostrou um efeito mais intenso e o dobro dos batimentos cardíacos do que as bitocas.
3) É bomba
Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas projetaram uma bomba de metal no formato de uma barra de chocolate. A ideia era cobrir todo o explosivo, transformando-o em um inocente petisco. O dispositivo detonaria 7 segundos após o primeiro tablete ter sido destacado.
2) Influência positiva?
Ir ao supermercado com fome é pedir para gastar uma fortuna em salgadinhos e petiscos. Mas seus sentidos também podem te fazer comprar mais… livros! Um estudo de 2013 mostrou que o cheiro de chocolate em livrarias fez as vendas de livros de receita e romances aumentarem em 40% — livros de qualquer gênero tiveram um crescimento de 22%.
1) Freeshop <3
Esqueça a fábrica do Willy Wonka e os estandes de shopping. O maior vendedor de chocolates do mundo é o aeroporto de Bruxelas, na Bélgica. Todo ano, a The Chocolate Company localizada no local vende cerca de 800 toneladas de chocolate. Caso você queira fazer uma visita, não se esqueça daquela lembrancinha camarada pra gente!
FONTES Smithsonian, New Yorker, BBC, Random History e Brussel Airport