A provocação da semana saiu direto dos teclados de Ian Bogost – filósofo, pesquisador e desenvolvedor de jogos que já foi bastante citado neste blog por ser pioneiro na criação de newsgames. Agora, em artigo para o seu Bogost.com, republicado em diversos sites, ele afirma que a palavra da moda, nossa querida Gamification, não passa de “bullshit” de publicitários. (E, para ele, bullshit não é qualquer “besteira” não, Bogost passa grande parte do post explicando o significado da palavra“filosoficamente”.)
Segundo Bogost, Gamification – tendência de transformar tarefas cotidianas em jogos – é apenas uma forma das agências transformarem um movimento genuíno em hype. Reclamações bem parecidas já foram ouvidas, através dos anos, saindo da boca de ecologistas, hippies e punks, quando sua “atitude” foi transformada em moda.
Dá pra ler o artigo polêmico de Bogost na íntegra aqui.
+Atualização (10/08/2011, 13:07): O Brainstorm 9 acabou de publicar uma tradução do post do Bogost aqui.