Black Friday: assine a partir de 1,00/semana

Newsgames

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Continua após publicidade

Criador dos newsgames diz que gamification é besteira.

A provocação da semana saiu direto dos teclados de Ian Bogost – filósofo, pesquisador e desenvolvedor de jogos que já foi bastante citado neste blog por ser pioneiro na criação de newsgames. Agora, em artigo para o seu Bogost.com, republicado em diversos sites, ele afirma que a palavra da moda, nossa querida Gamification, não passa de “bullshit” de […]

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 10 ago 2011, 13h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ian-bogost-ilustracao
    Ian Bogost: em defesa dos “true” gamers.


    A provocação da semana saiu direto dos teclados de Ian Bogost – filósofo, pesquisador e desenvolvedor de jogos que já foi bastante citado neste blog por ser pioneiro na criação de newsgames. Agora, em artigo para o seu Bogost.com, republicado em diversos sites, ele afirma que a palavra da moda, nossa querida Gamification, não passa de “bullshit” de publicitários. (E, para ele, bullshit não é qualquer “besteira” não, Bogost passa grande parte do post explicando o significado da palavrafilosoficamente”.)

    Continua após a publicidade

    Segundo Bogost, Gamification – tendência de transformar tarefas cotidianas em jogos – é apenas uma forma das agências transformarem um movimento genuíno em hype. Reclamações bem parecidas já foram ouvidas, através dos anos, saindo da boca de ecologistas, hippies e punks, quando sua “atitude” foi transformada em moda.

    Dá pra ler o artigo polêmico de Bogost na íntegra aqui.

    +Atualização (10/08/2011, 13:07): O Brainstorm 9 acabou de publicar uma tradução do post do Bogost aqui.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.