Black Friday: Revista em casa a partir de 10,99/mês

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Os carros de F1 ainda têm câmbio manual? Por quê?

Os câmbios são semi-automáticos. O motivo é que cabe à F1 cabe premiar não apenas os melhores carros, mas também os melhores pilotos.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 fev 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O câmbio dos carros de F1 é o que se denomina semiautomático. O piloto muda de marcha apertando duas abas (chamadas em inglês de paddles) localizadas atrás do volante, ao alcance das mãos. O carro não tem embreagem.

    Aliás, até tem, mas ela só é usada na hora da largada: o piloto aperta a embreagem (com a mão também, numa terceira aba), engata a primeira e o carro se move conforme ele solta a embreagem. Dali em diante, é tudo nos paddles.

    Outra característica dos câmbios de F1 é que, assim como os de motocicleta, ele é sequencial: se você está na marcha quatro, só pode descer para a três ou subir para a cinco. Não dá para pular.

    Por fim, os carros mais recentes são projetados para não dar tranco nas mudanças de marcha. O termo para isso em inglês é seamless (“imperceptível”). A engenharia necessária para transições tão suaves é um segredo comercial de cada equipe.

    Continua após a publicidade

    Por que não usam câmbio 100% automático de uma vez? Bom, entre 2001 e 2003 equipes de ponta usavam – as marchas subiam e reduziam sozinhas. Mas, a partir de 2004, as regras proibiram o artifício.

    Por um motivo óbvio: o melhor uso do câmbio diz muito sobre a habilidade do piloto. E à F1 cabe premiar não apenas os melhores carros, claro, mas também os melhores pilotos.

    Continua após a publicidade

    Para quem gosta de dirigir, e não usa o carro só como um artifício para ir do ponto A ao ponto B, mudar de marcha é uma parte importante da experiência.

    Prova disso é que, recentemente, a Toyota anunciou que está desenvolvendo um câmbio manual falso para carros elétricos. É uma tentativa de simular a experiência de um veículo com motor a combustão clássico para quem está saudoso de gasolina. Se vai cair no gosto do público, é outra história.

    Pergunta de @mirla.vmenezes, via Instagram.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.