Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que as lesmas só saem da terra depois da chuva?

Para não ressecar – algo importante quando seu corpo é feito basicamente de água (não que o nosso não seja, veja bem: humanos são mais de 50% água).

Por Carolina Fioratti
13 ago 2020, 13h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Josh Mildenhall / EyeEm/Getty Images)

    Em primeiro lugar, vale lembrar que não são todas as lesmas que só saem da terra depois da chuva, mas sim algumas espécies desses moluscos terrestres. Esse seleto grupo tem a pele muito sensível à perda d’água e não sobrevive sem umidade. Por esse motivo, as lesmas permanecem inativas, enterradas no solo durante períodos com pouca chuva. Essa é a estratégia desses bichinhos para não morrerem secos. 

    É por isso também que as lesmas morrem e parecem derreter quando jogamos sal nelas. O sal é uma substância higroscópica, ou seja, que puxa a água para si. E a lesma não tem nenhum mecanismo para evitar a perda de água. Ao jogar o tempero sobre os moluscos, suas células e tecidos são destruídos, e o animal se desmancha por ressecamento. 

    Já que a resposta foi simples, vamos apresentar outros seres vivos que têm uma paciência de Jó com as condições ambientais (ou mesmo com a própria inanição).

    Rã-da-Floresta 

    Para sobreviver ao inverno, esse anfíbio típico da América do Norte tem 60% do seu corpo congelado durante dias ou semanas. A respiração cutânea é interrompida e seu coração para de bater. Na primavera, a rã volta a vida. 

    Bicho-Preguiça 

    O sistema digestivo do bicho-preguiça é tão lento quanto ele. Eles descem das árvores para usar o toalete só uma vez por semana, quando evacuam até um terço do próprio peso de uma tacada só. Ainda bem, porque ir até a superfície coloca esses animais na mira de predadores. Além disso, a caminhada até lá embaixo custa cerca de 8% da energia que a preguiça ingere em um dia. 

    Continua após a publicidade

    Pinguim-Imperador

    Nessa espécie, os machos são responsáveis por chocar os ovos enquanto as fêmeas passam o inverno no mar. Desde a chegada na colônia até o nascimento do pinguim, passam-se cerca de 115 dias. Nesse período, o macho fica o tempo todo sem comer e pode perder cerca de 20 kg.

    Fonte: Flavio Dias Passos, professor especialista em moluscos da Unicamp.

    Continua após a publicidade

    Pergunta de @richellemagalhaes, via Instagram

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.