A vida secreta da sua mala no aeroporto
O aeroporto de Schiphol, na Holanda, tem o sistema de bagagem mais moderno do mundo. Por ano, processa 55 milhões de itens. Descubra essa cidade subterrânea
Origem
1. Check-in manual
Depois do check-in, a movimentação até o avião leva 25 minutos. No Brasil, costuma demorar o dobro.
2. Check-in automático
Essa máquina registra informações da viagem e imprime uma etiqueta. Em seguida, a mala é despachada pelo próprio viajante.
3. Código
Colocada na alça, a etiqueta contém os lugares de partida e destino, o número do voo e um código de barras. Nessa máquina, o código é escaneado e informa o sistema sobre o avião para onde a mala deve ir (e o caminho para chegar até lá).
4. Raio X
Na própria esteira, a bagagem passa por um aparelho de raios X. Como não precisa ser manuseada, o processo é acelerado.
5. Esteira
A bagagem cai em uma esteira com suportes individuais. Como o sistema sabe para onde cada item deve ir, ele inclina o suporte e derruba a mala no lugar exato.
6. Manuseio
A mala é recolhida por um funcionário ou por braços mecânicos. Depois, é colocada em suportes (para aviões pequenos) ou containers (para aviões grandes), levados por tratores até os porões da aeronave.
Destino
7. Prateleiras
Quando o voo de conexão vai demorar, a mala fica guardada em prateleiras. Na hora certa, é tirada por braços mecânicos, colocada na esteira e levada ao avião.
8. Carros
As bagagens dos passageiros em conexão são carregadas por carrinhos especiais, que andam em alta velocidade, a 14m/s. Rápidos o suficiente para responder ao alto número de voos de conexão.
9. Retirada
No destino, ajudado pelo código de barras, o sistema leva a mala até o saguão onde o passageiro desembarcou.
Fontes: Aeroportos de Schiphol e de Guarulhos; Infraero; Gol; Tam.