Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Desastres de faz-de-conta

Karin Hueck Terremotos, explosão de avião, incêndios marítimos. Numa região do Texas (EUA), todas essas tragédias são rotina. Mas não fique assustado: é tudo de mentirinha. Conheça o centro de treinamento que há mais de 80 anos prepara bombeiros e grupos de resgate do mundo inteiro para o pior.Gabaritados em desastreMais de 200 mil pessoas […]

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 15 abr 2011, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    Karin Hueck

    Terremotos, explosão de avião, incêndios marítimos. Numa região do Texas (EUA), todas essas tragédias são rotina. Mas não fique assustado: é tudo de mentirinha. Conheça o centro de treinamento que há mais de 80 anos prepara bombeiros e grupos de resgate do mundo inteiro para o pior.

    Gabaritados em desastre

    Mais de 200 mil pessoas de 61 países – inclusive do Brasil – são treinadas todos os anos no Texas Engineering Extension Service (Teex). Acima está a simulação de um desmoronamento, no centro de treinamentos chamado Disaster City. O treino inclui buscas nos escombros, resgate de falsos soterrados (como à esquerda e acima) e o atendimento a feridos. O destaque desse curso são os instrutores – a maioria deles enfrentou os maiores desastres americanos da década: os ataques do 11 de Setembro, a explosão do ônibus espacial Columbia e a passagem do furacão Katrina.

    Do chão não passa
    Há 35 anos, o Teex faz treinamentos de emergências aéreas para funcionários de aeroportos. Nas fotos à direita, os alunos simulam apagar um incêndio num avião. Na verdade, trata-se de uma carcaça de aeronave incendiada de propósito, usada repetidamente nos cursos.

    Navegando no concreto
    A cidade dos desastres não fica à beira-mar, mas isso não impede os valentes aspirantes a bombeiro a simular um incêndio marítimo. O treinamento ao lado é feito na réplica de um navio que atuou na 2ª Guerra Mundial. O barco abaixo é a reconstrução em terra firme da parte superior de um petroleiro. Até as salas de máquinas e de controle foram refeitas para possibilitar uma variedade maior de emergências.

    À prova de malucos
    Quando um homem-bomba invade um prédio comercial ou um aluno desajustado resolve atirar nos colegas de escola, é hora de os atiradores de elite entrarem em ação. O treinamento retratado acima tem duração de dois dias e ensina a lidar com sequestradores, resgatar reféns e invadir salas ocupadas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.