Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Por que compartilhamos tanto nas redes sociais?

A resposta não está só na relevância dos conteúdos, mas na nossa necessidade de replicar informação

Por Guilherme Eler
3 mar 2017, 17h54

Nas redes sociais, você é o que compartilha. O que é exposto nos perfis, seja você um hard user, exibicionista, ou um low profile, discretão, é uma mescla de preferências particulares com a imagem que se pretende construir para os seguidores. É o que defende um grupo de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, que estudou o impacto social do compartilhamento de conteúdos nas redes sociais.

A pesquisa, publicada na revista científica PNAS, colocou 80 pessoas com idade entre 18 e 24 anos em contato com diferentes notícias de saúde do The New York Times. Elas deveriam, só pelo título das notícias, decidir se iriam lê-la inteira e compartilhá-la com seus amigos do Facebook, seja de forma pública ou privada.

Os pesquisadores verificaram que, ao compartilhar as notícias, os usuários apresentaram atividade cerebral mais intensa em duas regiões específicas, o córtex pré-frontal médio e córtex cingulado anterior. A primeira se associa à satisfação própria, e a outra, à tentativa de prever a reação de outros. Ou seja, o compartilhamento de postagens causa a mesma sensação de recompensa que se tem ao construir uma visão melhor sobre si mesmo e ao melhorar a impressão que os amigos têm sobre si.

A probabilidade de determinada notícia se tornar viral e marcar presença nas timelines de um número maior de usuários, potencializa a recompensa – já que amplia o alcance da imagem que o usuário está construindo.

No fim das contas, é bem simples: o desejo por melhorar a autoimagem na internet, e por aumentar os laços e conexões com outras pessoas, é o que faz as pessoas divulgarem temas mais populares.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.