Especial Namorados: Revista em casa por 9,90

3 campanhas pelo Twitter que não deram certo

Certa vez, o governo sueco decidiu disponibilizar seu @ para a população. Péssima ideia.

Por Manuela Macagnan
Atualizado em 22 nov 2018, 15h55 - Publicado em 21 jan 2013, 22h00

As empresas vivem tentando inventar novos jeitos de usar o Twitter para divulgar suas marcas e produtos – mas isso nem sempre dá certo. Elencamos três situações que deixam isso claro:

Era uma vez uma unha
Empresa – McDonald’s
O que fez – Criou a hashtag #McDstories, convidando o público dos EUA a contar as boas lembranças que tem da lanchonete. Mas os consumidores resolveram fazer o contrário – e só contar histórias ruins, da pessoa que diz ter encontrado uma unha no BigMac até casos de infecção alimentar. O McDonald’s não pôde fazer nada, a não ser esperar que as pessoas se cansassem da brincadeira.

Suécia de peito aberto
Empresa – governo da Suécia
O que fez – Decidiu colocar cidadãos comuns para comandar seu Twitter. O objetivo era mostrar o país sob diferentes pontos de vista e estimular o turismo. Até que a blogueira Sonja Abrahmsson, 27, foi a escolhida e barbarizou: postou mensagens homofóbicas e antissemitas e uma foto de si mesma sem blusa. O governo lamentou o ocorrido, mas não apagou os comentários – alegando que o objetivo do projeto é mostrar todos os lados da sociedade sueca.

Cambada de barbeiros
Empresa – Chrysler
O que fez – Exibiu uma campanha publicitária na TV se orgulhando de sua cidade natal, Detroit. Até que apareceu a seguinte mensagem no Twitter da empresa: “É irônico Detroit ser conhecida como a cidade do carro, porque aqui todo mundo é barbeiro pra c****lho”. A Chrysler disse que sua conta havia sido invadida. E apagou o tuíte.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ESPECIAL NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.