Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Ter mais amigos faz você sentir menos dor

Um estudo comprova: manter mais amizades te dá maior tolerância à dor física

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 28 abr 2016, 14h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ter amigos não é só gostoso: é fundamental para a saúde. Vários estudos já comprovaram que a interação social é tão importante quanto manter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos, e que ela previne doenças cardiovasculares e até te deixa mais bonito. Agora, uma pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, acaba de revelar mais um benefício da amizade: ela cria maior tolerância à dor. 

    Na experiência, 100 pessoas com idades entre 18 e 34 anos completaram um questionário sobre personalidade e estilo de vida – com perguntas do tipo se elas eram fitness ou não, se tinham uma alimentação balanceada, se o trabalho era estressante. Depois, os participantes descreveram seus círculos sociais, estimando o número de amigos mais e menos próximos. E aí, para testar a parte da dor, cada pessoa teve que fazer um agachamento na parede – aquele em que você apoia as costas retas na parede, dobra as pernas até noventa graus e permanece na posição, com tudo tremendo, por um tempo determinado.

    LEIA: Por que fazemos amigos?

    As pessoas que disseram ter um círculo maior de amigos conseguiram permanecer mais tempo na posição torturante – mesmo comparadas às que haviam descrito um estilo de vida mais fitness e saudável nos primeiros questionários. 

    Continua após a publicidade

    O resultado tem uma explicação científica: o truque é a endorfina. Em situações prazerosas – como estar entre amigos -, ou em situações de exaustão e dor física – como puxar pesos na academia -, esse neurotransmissor é liberado pelo corpo. Você conhece a sensação: é aquele relaxamento gostoso, que faz você sentir que está tudo bem. A endorfina funciona como um analgésico natural, bloqueando os caminhos da dor nos nossos neurônios – daí a relação entre amizade e dor encontrada no estudo: quanto mais amigos, mais endorfina o corpo libera, e menos dor a pessoa sente. 

    LEIA: 6 curiosidades científicas sobre a amizade

    Evolutivamente falando, estar perto de outros seres humanos é fundamental para o nosso desenvolvimento e para a nossa sobrevivência. Por isso, quando interagimos socialmente, nosso corpo dá um recompensa, que é uma dose de endorfina.

    Continua após a publicidade

    Daqui para a frente, os cientistas de Oxford pretendem continuar explorando esse mecanismo de recompensa, com o objetivo de aplicá-lo no combate à depressão e à fobia social – doenças relacionadas ao mau funcionamento dos neurotransmissores. 

    E aí, já viu seus amigos essa semana? 

    LEIA TAMBÉM:

    Continua após a publicidade

    – 3 motivos para fugir da solidão
    O segredo das amizades que duram
    – A cada 7 anos você troca metade dos seus amigos

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.