Playlist: 5 coisas para ler, ver e jogar em junho

A primeira aventura de Charles Darwin, como era fazer terapia com Freud, a realidade da energia fóssil, mistério numa plataforma de petróleo – e o remake de um clássico da Nintendo

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 jun 2024, 10h19 - Publicado em 18 jun 2024, 14h00

A Viagem do Beagle

Imagem do livro A viagem do Beagle em fundo azul.

Em 1831, aos 22 anos, o estudante Charles Robert Darwin embarcou no HMS Beagle, um navio que iria pesquisar a costa sul-americana. A expedição estava prevista para dois anos, mas durou quase cinco. Darwin passou por vários países, entre eles o Brasil, onde esteve na Bahia, no Rio de Janeiro e em Fernando de Noronha). Neste livro de 1839 (agora relançado em bela edição de capa dura), ele conta o que viu – a geologia, as espécies, os povos – e inicia as reflexões que, anos mais tarde, dariam origem à Teoria da Evolução.

Como o mundo funciona

Imagem do livro Como o mundo funciona: Um guia científico para o passado, o presente e o futuro em fundo amarelo.

Hoje, a humanidade produz 700 vezes mais energia per capita (34 gigajoules por pessoa por ano) do que durante a Revolução Industrial. E 80% dela é de origem fóssil: é como se cada pessoa queimasse 800 kg de petróleo bruto, ou 1.500 kg de carvão. Neste livro, o cientista ambiental Vaclav Smil explica por que dependemos tanto desses combustíveis.

Cena do jogo Luigis Mansion 2 HD
(Nintendo/Divulgação)

Sozinho no escuro

Neste game, o medroso e adorável Luigi atravessa (sem a ajuda do irmão Mario) uma casa mal-assombrada enquanto caça fantasmas com um velho aspirador de pó. O jogo foi lançado em 2013, para o console Nintendo 3DS, e fez sucesso com o público e a crítica. Agora está ganhando um remake, com gráficos em alta definição.
Luigi’s Mansion 2 HD. Lançamento dia 27/6, para Switch. R$ 299.

Cena do jogo Still Wakes the Deep
(The Chinese Room/Divulgação)

A plataforma misteriosa

Dezembro de 1975. Um enigmático incidente danifica uma plataforma de petróleo no Mar do Norte – e toda a tripulação desaparece. Você vai lá descobrir o que aconteceu. Eis a premissa deste game de suspense, criado pelo estúdio britânico The Chinese Room (autor do aclamado
Everybody’s Gone to the Rapture, de 2015).

Still Wakes the Deep. Para PlayStation, Xbox e PC. Preço não definido
(disponível gratuitamente no Xbox Game Pass).

Minha análise com Freud

Imagem do livro Minha análise com Freud em fundo azul escuro.

“Sim, eu tive medo do meu pai, mas quem eu temia agora era o próprio Freud”, conta o americano Abram Kardiner neste livro em que narra seu período como paciente de Sigmund Freud, em Viena, entre 1921 e 1922. O austríaco é descrito como alguém duro e intimidante, mas também inspirador – Kardiner, que tinha 30 anos, viria a se tornar um dos principais psicanalistas dos EUA.