Escolha o local
Alugar dá flexibilidade para a igreja se mudar caso não vingue ou se o número de fiéis aumentar demais. Galpões e salões desocupados nos centros das cidades são visados por serem de fácil acesso e oferecer mais espaço por um preço acessível. Comprar um imóvel só vale a pena se o ponto tiver potencial de valorização.
Peça a benção do Estado
Se a igreja faz parte de uma denominação, a sede precisa autorizar a fundação. Se for independente, é só pagar R$ 114,99 para ser registrada e ter seus documentos protocolados em um cartório de pessoa jurídica. Em dois dias úteis, já dá para dizer amém.
Cumpra a lei
Igrejas são imunes a impostos sobre patrimônio, renda e serviços prestados. A condição legal para isso é que os bens estejam no nome da instituição e que sirvam somente a suas finalidades, como cultos, palestras, shows musicais e outras atividades definidas pela própria igreja.
Conquiste membros
Para constituir a igreja, é necessário nomear, no mínimo, dois cargos de diretoria. Em seguida, uma lista de assembleia com o nome dos presentes na fundação e o estatuto social são anexados ao livro de atas (registro dos assuntos tratados nas reuniões da igreja), que também passa pelo cartório.
Papelada:
• Ata de constituição
• Estatuto social
• Lista de assembleia
• RG dos fundadores
• Requerimento para registro
Fontes: Marco Aurélio Ribeiro, do 4º Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica; Tânia Castro, advogada; Paulo Melchior, do Sebrae-SP; Secretaria da Agricultura do Estado (SP); SAGE (Sistemas de Gestão de Tesouraria).