1. Três regras para evitar problemas
Fure os alimentos
Usando um garfo, faça vários furinhos na casca (para que não explodam durante o cozimento).
Corte em pedaços menores
Eles cozinham de forma mais homogênea.
Evite a potência máxima
Geralmente, é melhor pegar leve (veja abaixo).
Fica ruim
a. Carne vermelha
As microondas deformam as fibras da carne, que fica com textura e gosto de sola de sapato.
b. Bolos
Não tente dar uma de Ofélia do século 21. Bolos não ficam bons, pois não assam direito (o recheio esquenta mais que o resto, e acaba queimando).
c. Massas
Tortas, pizzas, cookies e empadas precisam ser feitas no forno convencional. Lasanha também é má pedida (pois o queijo tende a ficar queimado).
Fica ok
d. Macarrão
Mergulhe 250 g dele num recipiente com água e cozinhe na potência máxima (100%) por 8 minutos. Pare o cozimento a cada 1 ou 2 minutos para mexer os fios.
e. Salsicha, linguiça e hambúrguer
Fica razoável, e light – pois o cozimento expele a gordura do alimento. Salsicha e linguiça: 1 minuto na potência média-alta (70%). Hambúrguer (descongelado): 2 minutos na potência média (50%).
Fica bom
f. Arroz
Coloque uma xícara de arroz, duas de água, uma colher de sobremesa de óleo e uma de sal num recipiente adequado para micro-ondas. Cozinhe por 15 minutos na potência média-alta (70%).
g. Pipoca
Coloque meia xícara de milho de pipoca num saco de papel – como o da padaria. Cozinhe por 2 minutos no máximo. Tem 80% menos calorias que a pipoca industrializada.
h. Peixe
Cubra o filé (já descongelado) com rodelas de tomate ou suco de limão, manjericão e sal, e cozinhe na potência média (50%) por 3 minutos. Deixe esfriar antes de comer.
i. Batata chips
Corte em rodelas finas e pincele azeite. Coloque sobre um prato com papel-toalha e cozinhe a 70% de potência por 3 minutos. Vire e cozinhe por mais 3 minutos.
j. Ovo mexido
Quebre o ovo, misture bem a clara e a gema, coloque numa vasilha e cozinhe por 1 minuto e meio na potência média-alta (70%). Pare na metade para mexer. Coma com sal.
k. Legumes
Coloque num recipiente adequado e cubra com pouca água. Tampe a vasilha com papel filme, fazendo furos para o vapor sair, e cozinhe por 3 minutos na potência média-alta (70%).
Fontes: Blog Receitas de Micro-ondas; David Mansaud, da Faculdade de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro; Associação de Tecnologias de Micro-ondas do Reino Unido; Microwave Magic – The Art of 21st Century Cooking.