Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Como é feita uma lipoaspiração?

Antes da cirurgia, o médico faz marcações nas áreas que serão lipoaspiradas – sempre nas chamadas “áreas localizadas” do corpo, onde a gordura fica acumulada. Os locais mais comuns são o abdome, os flancos, o culote e as coxas. Já no centro cirúrgico, o paciente é anestesiado.Dependendo da área que será aspirada, a anestesia pode […]

Por Laura Folgueira
Atualizado em 22 fev 2024, 10h49 - Publicado em 22 jul 2011, 19h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 663px-Dr_Vishal_Kapoor_Performing_Liposuction_Surgery_01

    Antes da cirurgia, o médico faz marcações nas áreas que serão lipoaspiradas – sempre nas chamadas “áreas localizadas” do corpo, onde a gordura fica acumulada. Os locais mais comuns são o abdome, os flancos, o culote e as coxas.

    Já no centro cirúrgico, o paciente é anestesiado.Dependendo da área que será aspirada, a anestesia pode ser local (para pequenas intervenções, como o queixo), local com sedação, peridural ou geral. Essas duas últimas são mais utilizadas em lipos feitas em hospital. As incisões têm entre 5 e 7 mm e são feitas em locais que podem ser cobertos por roupas.

    Nos orifícios são inseridas as cânulas – uma espécie de tubo de metal –, que atravessam as camadas da pele (epiderme) até atingir a camada profunda de gordura (lanelar), que possui células mais moles e fáceis de aspirar. A cânula é ligada a um lipoaspirador, um aparelho elétrico que exerce uma pressão negativa para sugar a gordura, que vai para um frasco coletor. É comum começar com a cânula mais grossa (6 mm), para agilizar o processo, e finalizar com a mais fina (1,5 mm), quando há pouca gordura.

    O procedimento pode levar entre três e seis horas, dependendo do volume de gordura. Depois da aspiração, as incisões são suturadas. O tempo de recuperação total é de até 60 dias, seguindo uma dieta hipocalórica e utilizando malha compressora para modelar o corpo. Antes da aspiração, uma solução de soro fisiológico e adrenalina é injetada pela cânula para produzir a vasoconstrição, que ameniza o sangramento.

    Continua após a publicidade

    É possível tirar, no máximo, de 3 a 7% do peso total para não correr o risco de desenvolver doenças como anemia e desidratação.

    FONTES Sebastião Guerra, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Fabio Rosa de Almeida, cirurgião plástico; Alberto Okada, cirurgião plástico da Clínica Essere.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.