Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como funciona um helicóptero de guerra?

Veja também como se tornar piloto

Por Tiago Cordeiro
Atualizado em 22 fev 2024, 10h04 - Publicado em 22 ago 2018, 16h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Murilo Araujo/Mundo Estranho)

    PERGUNTA DO LEITOR Franklin Freitas, via Facebook
    ILUSTRA Murilo Araújo
    EDIÇÃO Felipe van Deursen

    helicoptero 1
    (Murilo Araujo/Mundo Estranho)

    SISTEMA COMPLEXO
    Qualquer helicóptero é formado basicamente por quatro partes: cockpit, apoiado sobre os esquis de pouso; rotor principal (a hélice), apoiado pela árvore de acionamento; corpo, com motor, tanque de combustível e sistema de transmissão; e cauda, com o rotor de cauda. A hélice tem peças alinhadas entre si, que permitem que a máquina suba ou desça. Aqui, mostramos o Boeing AH-64 Apache

    helicoptero 2
    (Murilo Araujo/Mundo Estranho)

     

    DUAS MÃOS E DOIS PÉS
    Sozinha, a hélice principal faria o aparelho girar em 360o o tempo todo. Por isso há o rotor traseiro, controlado por dois pedais – o da esquerda joga a máquina inclinada para a esquerda. O da direita, para a direita. O piloto ainda usa o manche para subir, descer e ir para os lados, sem inclinação. Ou seja, ele acaba usando os dois pés e as duas mãos

    helicoptero 3
    (Murilo Araujo/Mundo Estranho)

     

    MÁQUINA POTENTE
    Helicópteros militares conseguem carregar mais peso que os civis, além de serem, obviamente, mais resistentes para suportar ataques inimigos. Essa segunda característica é marcante no Apache, uma das máquinas mais importantes da atualidade. O arsenal carregado pode variar bastante

    Continua após a publicidade
    helicoptero 5
    (Murilo Araujo/Mundo Estranho)

    PROTÓTIPOS PERIGOSOS
    O helicóptero de guerra funciona de maneira parecida com o civil. Os primeiros protótipos surgiram no século 19, porém até os anos 1930 eles não eram confiáveis. A máquina deu as caras na 2ª Guerra Mundial, mas ainda em pequena quantidade. Ela ficou mais comum somente na Guerra do Vietnã, nos anos 1960

    COMO SER PILOTO
    O treinamento é intenso e as exigências são grandes. No Brasil, os pilotos são formados na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, SP (antes, é possível cursar o ensino médio na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, MG). Após se tornarem oficiais, eles fazem mais um ano de curso, em Natal, RN

    Continua após a publicidade

    FONTES Livros AH-64 Apache Units of Operations Enduring Freedom & Iraqi Freedom, de Jonathan Bernstein, e Apache Helicopter: The AH-64, de Matthew Pit; Boeing

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.