Especial Namorados: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Em cenas com espelhos, como a câmera não aparece refletida?

Há várias técnicas para fazer a câmera "sumir", desde o ângulo da filmagem até paredes falsas no cenário e truques digitais na pós-produção

Por Janaína Harada
Atualizado em 22 fev 2024, 10h09 - Publicado em 22 nov 2017, 14h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • PERGUNTA Álvaro Huber de Souza, Guabiruba, SC

    Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
    (Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

    QUESTÃO DE PERSPECTIVA
    A solução mais simples seria filmar o ator e o espelho de um ângulo menor que 90 graus – ou seja, quase na diagonal em relação ao personagem. Nessa posição, a câmera e a equipe ficam “escondidas” e não aparecem refletidas no quadro.

     

    Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
    (Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

    CENÁRIO MONTADO
    Para gravar cenas que se passam em lugares pequenos, como banheiros, a produção cria o ambiente com paredes falsas, que se movimentam. Esse é o truque para ampliar a área do local de filmagem – uma vez que seria necessário um espaço real muito maior para acomodar todo o equipamento.

    Continua após a publicidade

     

    • Relacionadas

     

    Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
    (Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

    TELA VERDE
    Para dar mas liberdade à fotografia (para movimentos de câmera, gravação de sequências e reflexos), o espelho é substituído pelo chroma key. Nessa técnica é preciso que a iluminação e a posição dos equipamentos sejam marcadas. Assim, os takes podem ser unificados na pós-produção sem alterações, como se tudo fosse uma cena só. Para gravar reflexos, o ator precisa ensaiar bem para repetir exatamente os mesmos gestos na gravação do ângulo inverso.

    Continua após a publicidade

     

    Nas cenas de filme com espelhos, como as câmeras não aparecem refletidas?
    (Guilherme Henrique/Mundo Estranho)

    DO OUTRO LADO

    Um recurso menos tecnológico foi usado no filme O Ódio (de 1995). O diretor Mathieu Kassovitz usou dois cenários iguais: um para o “lado de lá” do espelho, com um dublê de costas, e outro para o “lado de cá”, onde acontecia a cena principal.

     

    • Relacionadas

    A MÁGICA DA EDIÇÃO
    Dizem que não há nada que a pós-produção não resolva. Se aparecer algum “intruso” ou reflexo indesejado no espelho, especialistas em efeitos visuais conseguem remover o fundo e substituí-lo por outro. Tudo isso pode ser feito em softwares de edição, como o After Effects.

    Continua após a publicidade

     

    CONSULTORIA Renan Ashikawa, compositor de efeitos visuais

    FONTES Sites Movies, Cinematography e No Film School

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ESPECIAL NAMORADOS

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    A partir de 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.