Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Jovens autistas trabalharam nos créditos do novo Homem-Aranha

Os desenhos no final do filme foram feitos pelo Exceptional Minds, estúdio de efeitos visuais que trabalha com jovens dentro do espectro autista

Por Felipe Sali
Atualizado em 22 fev 2024, 10h12 - Publicado em 7 jul 2017, 16h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Se você já foi assistir Homem-Aranha: De Volta ao Lar nos cinemas, pode ter reparado na animação dos créditos finais, com desenhos do Aranha em diversos pontos de Nova York. Assim como a (divertidíssima) cena dos créditos de Guardiões da Galáxia Vol. 2, ela foi feita pela Exceptional Minds, um estúdio de efeitos visuais que trabalha com jovens dentro do espectro autista.

    Desde a sua fundação em 2011, a Excpetional Minds ajuda estes jovens a entrarem no mercado de trabalho, fornecendo aulas sobre efeitos visuais e animação. Os alunos que se destacam passam a trabalhar no estúdio que já criou créditos para filmes como Jogos Vorazes e Capitão América: Guerra Civil, além de serem responsáveis pela animação original da Vila Sésamo e de boa parte dos efeitos especiais de Doutor Estranho, que chegou a concorreu ao Oscar de 2016.

    Segundo um artigo publicado no site da Adobe, que apoia o projeto, os profissionais dentro do espectro de autismo possuem a capacidade de concentração elevada ideal para prestar atenção a todos os detalhes que um efeito especial precisa. “Eles são profundamente focados”, diz o texto. “Isso é parte da razão pela qual a animação por computador e o trabalho em VFX são ideais para eles”.

    Jovens autistas trabalharam na animação dos créditos do novo Homem-Aranha
    (Excpetional Minds/Divulgação)

    Para os diretores do projeto, isso abre um leque para a descoberta de novos talentos e, ao mesmo tempo, contribui para a inclusão social.

    Continua após a publicidade

    “Nós fornecemos os recursos para os nossos alunos buscarem e manterem carreiras significativas, mas o sucesso é mérito deles”, explica Ernie Merlán, diretor executivo da Exceptional Minds. “Quando eles podem tomar parte no mercado de trabalho, encontrando aceitação e confiança, a sociedade como um todo se beneficia”.

    A sede da Excpetional Minds está localizada em Los Angeles e atualmente fornece aulas para 225 jovens. Mais informações no site exceptionalmindsstudio.org.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.