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O que significa cada cor de bandeira na Fórmula 1?

A quadriculada você já conhece. Mas e a azul? E a preta com um círculo laranja? Saiba quando cada uma das dez bandeiras da modalidade é usada.

Por Artur Louback Lopes
Atualizado em 22 fev 2024, 11h12 - Publicado em 18 abr 2011, 18h49
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  • Existem dez bandeiras na Fórmula 1. A mais conhecida é a quadriculada, usada em todas as corridas para decretar o final da prova. Das outras nove, a maioria serve para evitar acidentes – aliás, foi para isso que as bandeiras apareceram.

    As primeiras foram a vermelha (pare) e a amarela (atenção), que ganharam as pistas ainda em 1899. Quando a Fórmula 1 foi criada, em 1950, a sinalização já era bem parecida com a atual – as únicas novidades foram a preta e branca e a preta com círculo laranja, criadas em 1985.

    (Até a década de 1970, a largada era dada por uma bandeira com as cores do país-sede, mas, com a invenção das luzes de largada, ela foi aposentada.)

    Hoje, em apenas uma prova há mais de 150 fiscais de pista – como são conhecidos os “bandeiras”. Em geral, são voluntários que fazem um plano de carreira até chegar à Fórmula 1. Começam a bandeirar em provas de kart e passam por categorias intermediárias, como a Fórmula 3. Portanto, se você quiser trabalhar no GP Brasil, comece pelas modalidades menos concorridas e ganhe experiência.

    Amarela

    Ilustração de uma bandeira amarela.
    (Arte/Superinteressante)

    Perigo na pista. Normalmente, é mostrada quando há um carro acidentado no caminho. O piloto é obrigado a reduzir a velocidade e as ultrapassagens ficam proibidas. Às vezes, um fiscal agita duas bandeiras amarelas ao mesmo tempo. Nesse caso, a pista está obstruída e o piloto tem que se preparar para parar o carro ou mudar de direção.

    Vermelha

    Ilustração de uma bandeira vermelha.
    (Arte/Superinteressante)
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    Paralisa a prova ou o treino após um acidente. Todos os pilotos retornam aos boxes e aguardam uma decisão da direção da prova. No GP Brasil de 2009, a bandeira vermelha foi agitada após um grave acidente do espanhol Fernando Alonso. Decidiu-se pelo encerramento da prova quando ainda faltavam 17 voltas para o final.

    A temporada de 2021 foi a que a bandeira vermelha mais foi usada. Das 79 vezes que a bandeira apareceu desde o início da Fórmula 1, 6 rolaram em 2021. Haja acidente.

    Verde

    Ilustração de uma bandeira verde.
    (Arte/Superinteressante)

    Suspende o efeito da amarela, indicando a volta à normalidade e reautorizando as ultrapassagens. A bandeira verde produz uma espécie de relargada, já que, com a pista obstruída, os carros voltam a ficar emparelhados.

    Amarela e vermelha

    Ilustração de uma bandeira amarela com listras vermelhas.
    (Arte/Superinteressante)
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    Informa que alguns trechos da pista têm água ou óleo e, portanto, estão escorregadios. Quando começa a chover, o fiscal segura a bandeira com uma das mãos e aponta a outra para o céu. Nesse caso, a equipe se prepara para trocar os pneus lisos pelos com ranhuras, conhecidos como “biscoito”.

    Azul

    Ilustração de uma bandeira azul.
    (Arte/Superinteressante)

    Indica que um carro mais rápido se aproxima e, portanto, a ultrapassagem deve ser facilitada. O piloto mais lento pode receber até três bandeiras azuis antes de ceder. Quem desrespeita essa orientação costuma ser punido com uma parada nos boxes.

    Branca

    Ilustração de uma bandeira branca.
    (Arte/Superinteressante)

    Faz par com a azul, indicando a um piloto mais rápido a presença de um mais lento à frente. Quando é agitada, informa que a lentidão pode estar obstruindo o caminho.

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    Quadriculada

    Ilustração de uma bandeira quadriculada.
    (Arte/Superinteressante)

    Encerra a corrida ou a sessão de treinos. O primeiro a vê-la é o campeão da prova. Quer dizer, o correto é que isso aconteça, mas não foi o que ocorreu no GP Brasil de 2002. Na ocasião, a quadriculada estava nas mãos de Pelé. Só que o Rei emendou um papo com o diretor da prova e esqueceu de agitar a bandeira para o vencedor, o alemão Michael Schumacher.

    Preta

    Ilustração de uma bandeira preta.
    (Arte/Superinteressante)

    Obriga o piloto que cometeu alguma infração a entrar nos boxes na volta seguinte. Normalmente, resulta em desclassificação. É mostrada junto com o número do carro do infrator.

    Preta com círculo laranja

    Ilustração de uma bandeira preta com um círculo laranja.
    (Arte/Superinteressante)
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    Avisa a um piloto que seu carro tem problemas mecânicos. Também é mostrada com uma placa que indica o número do carro e obriga a parada nos boxes para a realização do conserto. É a mais incomum, já que o piloto e a equipe costumam perceber os problemas antes dos fiscais.

    Preta e branca

    Ilustração de uma bandeira branca e preta.
    (Arte/Superinteressante)

    Indica conduta antidesportiva (uma fechada arriscada, por exemplo) e, assim como as outras duas pretas, vem junto com o número do infrator. Da primeira vez, o piloto não é punido e pode continuar normalmente na prova. Mas, se repetir a barbeiragem, recebe a bandeira preta e vai direto para o chuveiro (ou melhor, para os boxes).

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