Quais são as “mais de 4,7 mil substâncias tóxicas” no cigarro?
Conheça os ingredientes mais sinistros do fumo.
Ao todo, são 5.315 substâncias (cerca de 4,7 mil nocivas) na fumaça do cigarro. O número pode chegar a 8.622 se também forem considerados os compostos presentes na folha do tabaco e os aditivos industriais. Eles são inseridos artificialmente para turbinar o cigarro em vários aspectos, como dar sabor e aroma mentolados ao fumo, diminuir a irritação (tornando a fumaça mais palatável) e potencializar os efeitos da nicotina.
Documentos da indústria tabagista comprovam que já se cogitou a adição de anti-inflamatórios, anestésicos locais e até moderadores de apetite para diminuir ou mascarar os efeitos danosos do vício. “Isso só foi descoberto depois que a Justiça dos EUA determinou que a indústria do tabaco disponibilizasse seus dados internos, incluindo relatórios de pesquisa”, afirma André Luiz Oliveira, da gerência de produtos derivados do tabaco, da Anvisa.
Quando inalada, essa mistura, que inclui solventes orgânicos, ácidos, metais pesados e até mesmo materiais radioativos, prejudica demais o organismo, causando alergias, intoxicações nos pulmões, doenças cardíacas, cegueira, impotência e vários tipos de câncer.
MISTURA PESADA
Conheça os ingredientes mais sinistros da fumaça
MAIS LETAL
SUBSTÂNCIA – Nicotina
O QUE CAUSA – É considerada a substância mais mortífera do cigarro, já que é a responsável pela dependência química. Quanto mais o fumante consome cigarros, mais exposto fica a outros milhares de substâncias tóxicas.
MAIS ABUNDANTE
SUBSTÂNCIA – Monóxido de carbono
O QUE CAUSA – O mesmo gás inflamável expelido pelos escapamentos de veículos é o principal ingrediente da fumaça do cigarro. Ele se liga às hemácias do sangue de forma permanente, impedindo o transporte eficaz de oxigênio no corpo.
MAIS RADIOATIVO
SUBSTÂNCIA – Plutônio
O QUE CAUSA – Esse metal, emissor de radiação alfa, utilizado em armas nucleares, é altamente cancerígeno, muito associado ao câncer de pulmão. Tem efeito cumulativo e a ingestão de pequenas quantidades (as presentes no cigarro) prejudica o funcionamento dos rins.
CANCERÍGENOS
SUBSTÂNCIAS – Nitrosaminas, policíclicos e metais pesados (arsênio, cádmio etc.)
O QUE CAUSAM – São associados a cânceres de pulmão, além dos de esôfago e língua (nitrosaminas), de mama (policíclicos aromáticos) e de próstata (metais pesados).
VENENO PARA ANIMAIS
SUBSTÂNCIA – Cianeto de hidrogênio
O QUE CAUSA – Esse gás incolor, usado no combate a pragas, cupins e baratas, combina-se com o ferro da hemoglobina, bloqueando a recepção do oxigênio pelo sangue. Em alta concentração, pode matar por sufocamento químico.
FONTES: Sites da Agência para Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças dos EUA, legacy.library.ucsf.edu, inca.gov.br, cancerresearchuk.org, fiocruz.br, inca.gov.br, surgeongeneral.gov e iarc.fr.
CONSULTORIA: Patricia Targon Campana, biofísica molecular, espectroscopista e pesquisadora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.
Leia também:
– A fumaça do cigarro influência o efeito estufa?
– Quais foram os anúncios mais politicamente incorretos da história?
– Quais os males que o cigarro provoca no corpo humano?