Para ser considerado um romance, um livro precisa possuir mais de 40 mil palavras. Para comparar, a trilogia O Senhor dos Anéis, somada, tem 455 mil palavras, a saga Harry Potter somada tem 1 milhão e a Bíblia tem 800 mil. Dada a extensão do roteiro de alguns RPGs, gênero conhecido pela profusão de texto, alguns jogos podem ultrapassar antologias inteiras na contagem de palavras em inglês, como estes:
1 milhão -Baldur’s Gate II: Shadows of Amn
Considerando que é preciso aproximadamente 300 horas para terminar o aclamado Baldur’s Gate II por completo (incluindo missões principais e secundárias), é compreensível que o RPG de fantasia medieval da BioWare tenha um roteiro maior que a Bíblia.
800 mil -Planescape: Torment
Clássico cult dos RPGs, Planescape: Torment tem tanto texto, de longos diálogos a infindáveis descrições de ambientes, que a sensação de jogá-lo é a de ler um livro com escolhas.
LEIA MAIS
- Videogame poderá ser esporte olímpico algum dia?
- Quais são os jogos com o maior número de finais alternativos?
740 mil -Dragon Age: Origins
Mais um RPG de fantasia da BioWare (e sucessor de Baldur¿s Gate), seu roteiro é especialmente longo devido às múltiplas ramificações da história e personagens jogáveis.
600 mil – Final Fantasy VII
O clássico dos RPGs japoneses também possui o maior roteiro da série, resultado de um mundo habitado por centenas de personagens tagarelas.