Experimentalmente, um trem-bala da linha francesa TGV já chegou à velocidade máxima de 515 km/h! Na prática, porém, no dia-a-dia de viagens, o modelo que anda mais rápido vai de Lyon a Aix-en-Provence a uma velocidade média de 263,3 km/h. Ele também é um TGV francês, sigla de Train à Grande Vitesse – “Trem de Alta Velocidade”. Andando a quase 300 km/h, os trens-bala são um meio de transporte mais rápido que o avião para percorrer distâncias de até 650 quilômetros. Apesar de os aviões voarem a cerca de 800 km/h, os passageiros perdem muito mais tempo para embarcar num aeroporto do que numa estação de trem. Se houvesse um TGV entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o tempo de viagem seria de 1 hora e 38 minutos. Um vôo entre as duas cidades não chega a 1 hora, mas perde-se pelo menos uns 50 minutos nos procedimentos de check-in e embarque no aeroporto. Curiosamente, a tecnologia dos trens-bala não tem nada de espetacular. Eles são puxados por uma espécie de locomotiva elétrica, da mesma forma que os metrôs, só que abastecidos por correntes até nove vezes maiores. As linhas também são planejadas para alta velocidade, apresentando poucas curvas, estações distantes entre si e ausência de tráfego de trens mais lentos. O primeiro trem de alta velocidade foi o japonês Shinkansen, que estreou em 1964 na linha Tóquio-Nagoya- Kyoto-Osaka.
Os 10 mais velozes
TGV francês tem melhor velocidade média; ICE alemão, a maior velocidade máxima
Trem-bala – TGV
Rota – Lyon a Aix-en-Provence (França)
Velocidade* (km/h) – 263,3
Velocidade máxima (km/h) – 320
Distância percorrida (km) – 289,6
Início de operação** – 1981
Trem-bala – Shinkansen
Rota – Hiroshima a Kokura (Japão)
Velocidade* (km/h) – 261,8
Velocidade máxima (km/h) – 300
Distância percorrida (km) – 192
Início de operação** – 1964
Trem-bala – Thalys
Rota – Bruxelas a Valência (Internacional)
Velocidade* (km/h) – 242,2
Velocidade máxima (km/h) – 300
Distância percorrida (km) – 831,7
Início de operação** – 1996
Trem-bala – Hayate
Rota – Sendai a Morioka (Japão)
Velocidade* (km/h) – 238,7
Velocidade máxima (km/h) – 275
Distância percorrida (km) – 171,1
Início de operação** – 2002
Trem-bala – ICE
Rota – Frankfurt a Bonn (Alemanha)
Velocidade* (km/h) – 233,5
Velocidade máxima (km/h) – 328
Distância percorrida (km) – 144
Início de operação** – 1985
Trem-bala – Eurostar
Rota – Marne-la-Vallée a Ashford (Internacional)
Velocidade* (km/h) – 212,3
Velocidade máxima (km/h) – 300
Distância percorrida (km) – 403,4
Início de operação** – 1994
Trem-bala – AVE
Rota – Madri a Ciudad Real (Espanha)
Velocidade* (km/h) – 204,8
Velocidade máxima (km/h) – 300
Distância percorrida (km) – 170,7
Início de operação** – 1992
Trem-bala – X2000
Rota – Falköping – Katrineholm (Suécia)
Velocidade* (km/h) – 190,6
Velocidade máxima (km/h) – 200
Distância percorrida (km) – 209,7
Início de operação** – 1990
Trem-bala – KTX
Rota – Seul – Taejeon (Coréia)
Velocidade* (km/h) – 189,8
Velocidade máxima (km/h) – 300
Distância percorrida (km) – 155
Início de operação** – 2004
Trem-bala – Intercity 225
Rota – Stevenage – Grantham (Reino Unido)
Velocidade* (km/h) – 181,1
Velocidade máxima (km/h) – 200
Distância percorrida (km) – 125,3
Início de operação** – 1990
* Velocidade média entre uma cidade e outra
** Ano de estréia do primeiro modelo da série