Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Expectativa de vida vai ultrapassar os 90 anos em 2030, diz estudo

Mulheres sul-coreanas vão ser as primeiras no mundo a alcançar essa marca - e os EUA terão o menor índice entre os países desenvolvidos

Por Giselle Hirata
Atualizado em 1 mar 2017, 18h19 - Publicado em 1 mar 2017, 17h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em 2030, a expectativa de vida vai atingir o índice mais alto da história, quebrando a barreira dos 90 anos. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Imperial College London, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 35 países emergentes e desenvolvidos – o Brasil não está nessa lista.

    Expectativa de vida vai ultrapassar os 90 anos em 2030, diz estudo

    O resultado mostrou que os sul-coreanos estão no topo do ranking da longevidade. Pesquisadores preveem que uma menina nascida na Coreia do Sul em 2030 pode viver 90,8 anos. Já um menino chegaria a 84,1 anos.

    “A Coreia do Sul se desenvolveu muito: tem sido um país mais igualitário que beneficia a população com boa educação e nutrição, por exemplo”, explicou a pesquisadora Majid Ezzati à BBC. Segundo ela, os sul-coreanos também avançaram muito na medicina, no combate à hipertensão e ao tabagismo, têm uma das taxas mais baixas de obesidade e oferecem bons serviços médicos.

    Entre os países desenvolvidos, os Estados Unidos vão atingir um dos menores índices de expectativa nos próximos 13 anos, com homens e mulheres chegando na casa dos 79,5 e 83,3 anos, respectivamente – números bem semelhantes ao de países de renda média, como a Croácia e o México. Entre os fatores que pesaram nas estatísticas americanas estão as altas taxas de homicídios, de obesidade e de mortalidade materna e infantil.

    Continua após a publicidade

    Já na Europa, as mulheres francesas e os homens suíços viverão mais: 88,6 anos para elas e cerca de 84 anos para eles.

    O Japão, que sempre foi o retrato da longevidade, vai cair algumas posições no ranking e ficará atrás da Coreia e da França, com média de 88,4 anos.

    Os dados também mostram que a lacuna entre homens e mulheres vai diminuir, com o sexo masculino ganhando uns aninhos a mais. “Os homens tinham hábitos menos saudáveis, portanto, menor expectativa de vida. Eles fumavam e bebiam mais, estavam mais suscetíveis a sofrer acidentes de trânsitos e homicídios… No entanto, como o estilo de vida deles se torna cada vez mais parecido com o das mulheres, o mesmo acontece com a longevidade”, afirmou Ezzati.

    Continua após a publicidade

    Expectativa de vida vai ultrapassar os 90 anos em 2030, diz estudo

    Expectativa de vida vai ultrapassar os 90 anos em 2030, diz estudo

    Para os pesquisadores, os resultados representam grandes desafios para a política mundial. Os governos já devem  começar a pensar em como fortalecer os sistemas de saúde e de assistência social para acompanhar as múltiplas necessidades que acompanham o envelhecimento.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.