Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quanto duram as férias no resto do mundo?

Aproveite bem o descanso: ele dura mais do que em 76% do planeta. Preparamos um mapa interativo para você ver a duração das folgas ao redor do mundo

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2018, 11h15 - Publicado em 14 dez 2017, 19h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Felipe Germano/Superinteressante)

    Um estudo do Instituto Americano do Coração com mais de 12 mil homens apontou que tirar férias todo ano diminui as chances de morrer do coração em 32%. A relação do descanso com a saúde é tão clara que a OIT recomenda ao menos três semanas de férias remuneradas anuais. No geral, esse pedido é cumprido. 96% dos países têm legislação referente às folgas e metade deles adota um período remunerado de, no mínimo, 20 dias úteis.

    No Brasil, podemos descansar até 30 dias seguidos – 22 dias úteis. Tal quantidade é um privilégio. No ranking de férias, estamos em 18º lugar, perdendo para  poucos países, como Áustria (25 dias úteis de folga), Reino Unido (28) e o líder Kuwait (30). Você pode ver cada um deles no mapa interativo abaixo. É só selecionar um país para ver o número de dias de folga que o trabalhador daquela nação tem direito.

    Continua após a publicidade

    Menos descansados, os trabalhadores do Equador têm metade do nosso tempo para vacaciones (11 dias úteis). Na Argentina e no Japão, o descanso não dura mais do que dez dias úteis, e em Taiwan as férias são de uma semana.

    Os EUA nem entram na lista, já que não legislam sobre descanso remunerado. Por lá, o patrão pode negociar com os funcionários. Um levantamento feito em 2012 pelo governo americano mostra que 77% dos chefes oferecem o benefício – a duração média das férias, porém, é  de oito dias úteis.

    Na China, a folga é progressiva: nos primeiros dez anos de trabalho, são cinco dias de férias. Depois disso, o período dobra. A partir da segunda década de trabalho, o trabalhador pode, enfim, gozar do máximo permitido: de 15 dias. Um negócio da China para o patrão.

    Continua após a publicidade

    Destaques

    Menos que a gente
    Boa parte das nações (45, para ser mais exato) decidiu que o período de férias remuneradas não ultrapassaria os 20 dias úteis – 2 a menos do que temos por aqui. Na verdade, temos mais dias de férias que 76% do planeta.

    Não tão óbvios
    O tempo que você fica de folga não necessariamente diz respeito à economia do país. Os moradores de Burkina Faso têm dois dias a mais de férias do que quem vive na Suíça.

    Combo
    Para acumular benefícios, mire na França (menor jornada) e Luxemburgo ( maior salário-mínimo) – eles têm as terceiras maiores férias: 25 dias úteis.

    Continua após a publicidade

    Fonte: Working conditions laws report 2012: A global review – Organização Internacional do Trabalho

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.