Especial Namorados: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Uber lança versão 80% mais barata para adaptar-se à crise

UberFeet, novo serviço da empresa, elimina um intermediário caro e problemático em tempos de recessão: o carro.

Por Alexandre Versignassi
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 1 abr 2016, 18h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  

    Primeiro foram os sedãs pretos do uberBlack, depois vieram os carros comuns, do uberX, oferecendo corridas mais em conta, e agora chega uma nova versão, com preço ainda mais reduzido: a uberFeet. Nessa modalidade, a viagem acontece nas costas do colaborador do Uber. “Entendemos que o carro é um intermediário que, em muitos casos, pode ser dispensado”, diz Emerson Sotomayor, vice-presidente do Uber para a América Latina. “Trata-se de um modelo criado sob medida para a crise brasileira: qualquer desempregado agora pode se tornar colaborador nosso, mesmo que não tenha carro”, aponta o executivo.

    O raciocínio é que a ascensão do desemprego alimente tanto a demanda pelo serviço como a oferta de prestadores. Tanto que duas mil pessoas, segundo o Datafolha, enfileiravam-se na manhã desta sexta, primeiro de abril, na sede do Uber para cadastrarem-se como condutores do Feet. “Achei uma boa, até porque nem tenho carteira de motorista”, diz Fidípedes Souza, que havia chegado na fila às 4 da manhã. “Gostei também porque ainda dá pra gente fazer um exercício enquanto ganha dinheiro”.

    Sotomayor concorda: “É muito mais saudável trabalhar para o uberFeet do que para as versões motorizadas. Se eu não tivesse que usar terno o dia inteiro, já tinha me cadastrado!”, gargalha o executivo.

    A empresa espera atrair o público jovem, apresentando o serviço como algo mais descolado e ecológico que os meios tradicionais. “Usar o uberFeet é uma alternativa bem mais sustentável do que andar de bicicleta, por exemplo”, afirma Sotomayor. “Bicicleta usa pneu. Pneu é feito de borracha sintética. E borracha sintética é feita de petróleo. No uberFeet não tem nada disso”.

    Continua após a publicidade

    Frugalidade à parte, a companhia já planeja uma versão premium: a uberFeet Black, voltada a um público de maior poder aquisitivo, mas que não abre mão das vantagens ecológicas e sociais do pedestrianismo. Nessa modalidade vip, os passageiros serão transportados em liteiras, por quatro a seis condutores. A água e as balinhas continuarão grátis.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ESPECIAL NAMORADOS

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    A partir de 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.