Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Foursquare – Diga onde está

Já são mais de 10 milhões as pessoas que compartilham no Foursquare o que estão fazendo

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 21 abr 2012, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Maurício Svartman

    O Foursquare apoia-se em duas vontades bem humanas: deixar que outros saibam o que você está fazendo, e fazer mais coisas do que os outros. Nele, você conta onde está – ou seja, faz um check-in – e com isso ganha pontos e badges (leia à direita). Se você for o maior frequentador de algum lugar, tem a lealdade reconhecida com o título de mayor (prefeito), até que alguém desbanque você. Algo como o avesso dos simuladores de vida – aqui, a vida real vira um jogo.

    Se você segue um heavy user vai sacar do que estamos falando. Da hora em que ele acorda até o cair no sono, sabemos onde ele esteve e em que momento. E por conta de pessoas assim é possível sabermos que lugares estão bombando – ou trending. Não demorou para que milhares de negócios prestassem atenção nesse fenômeno. Para também bombar, empresas atraem usuários do Foursquare com os 7 tipos de “Special” – prêmios dados a quem faz check-in num certo estabelecimento. Há os que dão Check-in Special, como os hotéis Radisson, que permitem fazer check-out 2 horas mais tarde. O Friends Special recompensa grupos de amigos, o Swarm Special dá prêmios caso um número mínimo de pessoas faça check-in em um período de tempo, o Flash Special dá descontos para os primeiros que chegarem no dia, o Newbie Special para quem visita pela primeira vez. No quesito lealdade, há o Mayor Special, para o prefeito, e o Loyalty Special, para os clientes mais assíduos.

     

     

    A ALMA DO NEGÓCIO
    Dos cerca de 358 milhões de lugares cadastrados, 400 mil são negócios que utilizam o Foursquare para fazer propaganda.

     

    COMO VIRAR MAYOR?
    O único prefeito de verdade a assumir o status de mayor no Foursquare foi Mike Bloomberg, de Nova York. Ele levou a rede social tão a sério que declarou 16 de abril o dia oficial do Foursquare – outras 14 cidades o seguiram. Mas não é nada difícil virar um prefeito virtual. Este status é calculado pelo número de dias nos últimos 2 meses que você fez check-in em algum lugar. Ou seja, muitos check-ins em um único dia só contam um “ponto”. Para desbancar um mayor, é necessário ter foto no perfil e um dia a mais de check-in do que o atual titular. Todo dia, quase 80 mil prefeitos são derrubados no Foursquare. Check-ins feitos off the grid (não compartilhados) contam pontos, mas não valem para a disputa para prefeito.

    Continua após a publicidade

    Foursquare
    Avaliação: Bom
    Idiomas: 6, inclusive inglês e espanhol
    Valor: Gratuito
    Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / BlackBerry / Windows Phone 7
    Bacana: Transformar seu dia a dia em um jogo. 
    Fraco: Pode causar problemas de segurança para usuários menos cautelosos.

     

     

    Badges
    Há 166 badges ativos que mostram o que tipo de usuário você é.

    Os mais populares…

    Newbie – 94,4% dos usuários – Primeiro check-in.

    Continua após a publicidade

    Adventurer – 85,2% – Após 10 check-ins.

    Local – 77,9% – 3 check-ins numa semana no mesmo lugar.

    Explorer – 71,4% – check-ins em 25 lugares diferentes.

    Super User – 71,4% – 30 check-ins em um mês.

     

     

    …E os mais exclusivos

    Continua após a publicidade

    Last Degree – Check-in no Polo Norte.

    Groupie – 6 cartões de visita de funcionários do Foursquare.

    Nasa Explorer – Check-in em locais relacionados à Nasa, de museus ao espaço sideral.

    Mile High – Check-in usando o Wi-Fi do avião.

     

     

    ETIQUETA DO USUÁRIO
    O site do Foursquare dá dicas de o que fazer e o que não fazer na rede social:

    Continua após a publicidade


    DEVE

    • Incluir uma observação ao fazer o check-in.
    • Deixar dicas sobre os lugares visitados.
    • Colocar foto de perfil.
    • Criar uma “To-Do List”- lista do que fazer ou de lugares a visitar.

    NÃO DEVE

    • Fazer check-in se você não está no lugar (oh, sério?).
    • Criar lugares que não existam.
    • Fazer spam ao dar dicas.
    • Ofender quem deixa dicas com que você não concorda.

     

     

    Outros check-ins

    …NA MESA
    Mistura de Instagram com Foursquare, o Foodspotting permite fazer check-in num restaurante (ou bar, barraquinha de pastel…) e compartilhar a foto do seu prato. Útil para ver as fotos das comidas próximas a você, principalmente em viagens.

    Continua após a publicidade

    Avaliação: Bom
    Idioma: Inglês
    Valor: Gratuito
    Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / Windows Phone 7
    Bacana: Interface rápida e intuitiva.
    Fraco: Há poucos usuários para interagir no Brasil.

     

    …NA VIAGEM
    O Gowalla é uma rede social baseada em geolocalização para viajantes que querem compartilhar check-ins e fotos dos lugares que visitam. Assim, trocam informações e acabam conhecendo uns aos outros.

    Avaliação: Regular
    Idioma: 11, inclusive português
    Valor: Gratuito
    Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / BlackBerry
    Bacana: Colocar selinhos nos lugares como tourist trap (“cilada para turistas”).
    Fraco: Integração com Facebook não funciona.

     

    …EM QUALQUER LUGAR

    “Lendo um livro”, “pensando numa celebridade”, “ouvindo uma música”. No GetGlue, tudo vira check-in. A vantagem aqui é que dá para fazer contato com desconhecidos que tenham os mesmos interesses que você – seja um livro, seja um programa de TV.

    Avaliação: Ótimo
    Idioma: Inglês
    Valor: Gratuito
    Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / Somente iPad / BlackBerry
    Bacana: Assistir à tv conversando a respeito com outros telespectadores.
    Fraco: Há poucos usuários para interagir no Brasil.

     

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.