Maurício Svartman
O Foursquare apoia-se em duas vontades bem humanas: deixar que outros saibam o que você está fazendo, e fazer mais coisas do que os outros. Nele, você conta onde está – ou seja, faz um check-in – e com isso ganha pontos e badges (leia à direita). Se você for o maior frequentador de algum lugar, tem a lealdade reconhecida com o título de mayor (prefeito), até que alguém desbanque você. Algo como o avesso dos simuladores de vida – aqui, a vida real vira um jogo.
Se você segue um heavy user vai sacar do que estamos falando. Da hora em que ele acorda até o cair no sono, sabemos onde ele esteve e em que momento. E por conta de pessoas assim é possível sabermos que lugares estão bombando – ou trending. Não demorou para que milhares de negócios prestassem atenção nesse fenômeno. Para também bombar, empresas atraem usuários do Foursquare com os 7 tipos de “Special” – prêmios dados a quem faz check-in num certo estabelecimento. Há os que dão Check-in Special, como os hotéis Radisson, que permitem fazer check-out 2 horas mais tarde. O Friends Special recompensa grupos de amigos, o Swarm Special dá prêmios caso um número mínimo de pessoas faça check-in em um período de tempo, o Flash Special dá descontos para os primeiros que chegarem no dia, o Newbie Special para quem visita pela primeira vez. No quesito lealdade, há o Mayor Special, para o prefeito, e o Loyalty Special, para os clientes mais assíduos.
A ALMA DO NEGÓCIO
Dos cerca de 358 milhões de lugares cadastrados, 400 mil são negócios que utilizam o Foursquare para fazer propaganda.
COMO VIRAR MAYOR?
O único prefeito de verdade a assumir o status de mayor no Foursquare foi Mike Bloomberg, de Nova York. Ele levou a rede social tão a sério que declarou 16 de abril o dia oficial do Foursquare – outras 14 cidades o seguiram. Mas não é nada difícil virar um prefeito virtual. Este status é calculado pelo número de dias nos últimos 2 meses que você fez check-in em algum lugar. Ou seja, muitos check-ins em um único dia só contam um “ponto”. Para desbancar um mayor, é necessário ter foto no perfil e um dia a mais de check-in do que o atual titular. Todo dia, quase 80 mil prefeitos são derrubados no Foursquare. Check-ins feitos off the grid (não compartilhados) contam pontos, mas não valem para a disputa para prefeito.
Foursquare
Avaliação: Bom
Idiomas: 6, inclusive inglês e espanhol
Valor: Gratuito
Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / BlackBerry / Windows Phone 7
Bacana: Transformar seu dia a dia em um jogo.
Fraco: Pode causar problemas de segurança para usuários menos cautelosos.
Badges
Há 166 badges ativos que mostram o que tipo de usuário você é.
Os mais populares…
Newbie – 94,4% dos usuários – Primeiro check-in.
Adventurer – 85,2% – Após 10 check-ins.
Local – 77,9% – 3 check-ins numa semana no mesmo lugar.
Explorer – 71,4% – check-ins em 25 lugares diferentes.
Super User – 71,4% – 30 check-ins em um mês.
…E os mais exclusivos
Last Degree – Check-in no Polo Norte.
Groupie – 6 cartões de visita de funcionários do Foursquare.
Nasa Explorer – Check-in em locais relacionados à Nasa, de museus ao espaço sideral.
Mile High – Check-in usando o Wi-Fi do avião.
ETIQUETA DO USUÁRIO
O site do Foursquare dá dicas de o que fazer e o que não fazer na rede social:
DEVE
Incluir uma observação ao fazer o check-in.
Deixar dicas sobre os lugares visitados.
Colocar foto de perfil.
Criar uma “To-Do List”- lista do que fazer ou de lugares a visitar.
NÃO DEVE
Fazer check-in se você não está no lugar (oh, sério?).
Criar lugares que não existam.
Fazer spam ao dar dicas.
Ofender quem deixa dicas com que você não concorda.
Outros check-ins
…NA MESA
Mistura de Instagram com Foursquare, o Foodspotting permite fazer check-in num restaurante (ou bar, barraquinha de pastel…) e compartilhar a foto do seu prato. Útil para ver as fotos das comidas próximas a você, principalmente em viagens.
Avaliação: Bom
Idioma: Inglês
Valor: Gratuito
Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / Windows Phone 7
Bacana: Interface rápida e intuitiva.
Fraco: Há poucos usuários para interagir no Brasil.
…NA VIAGEM
O Gowalla é uma rede social baseada em geolocalização para viajantes que querem compartilhar check-ins e fotos dos lugares que visitam. Assim, trocam informações e acabam conhecendo uns aos outros.
Avaliação: Regular
Idioma: 11, inclusive português
Valor: Gratuito
Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / BlackBerry
Bacana: Colocar selinhos nos lugares como tourist trap (“cilada para turistas”).
Fraco: Integração com Facebook não funciona.
…EM QUALQUER LUGAR
“Lendo um livro”, “pensando numa celebridade”, “ouvindo uma música”. No GetGlue, tudo vira check-in. A vantagem aqui é que dá para fazer contato com desconhecidos que tenham os mesmos interesses que você – seja um livro, seja um programa de TV.
Avaliação: Ótimo
Idioma: Inglês
Valor: Gratuito
Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / Somente iPad / BlackBerry
Bacana: Assistir à tv conversando a respeito com outros telespectadores.
Fraco: Há poucos usuários para interagir no Brasil.