Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine a partir de 9,90

O carro elétrico e solar

Ele promete carregar as baterias usando apenas o sol. Na prática, não chega lá. Mas pode ir longe.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jan 2023, 07h49
Foto do Lightyear com esquema infográfico indicando iinformações sobre o veículo.
(Lightyear/Divulgação)

Imagine rodar até 70 km por dia sem nunca plugar o carro na tomada. Essa é a promessa da empresa holandesa Lightyear, que está lançando seu primeiro modelo, o Zero.

Ele tem o capô e o teto revestidos por placas fotovoltaicas: a cada hora sob o sol, ele supostamente captura energia o bastante para rodar 10 km. Parece meio difícil de acreditar, mas os números até que fazem sentido.

A bateria do carro tem 60 kilowatts-hora (kWh) de capacidade. Não é muito: um Tesla Model S tem quase o dobro. Só que o Lightyear é bem mais leve: pesa 1.500 kg, contra 2.100 kg de um Model S.

Também tem menos potência. Seus quatro motores, um em cada roda, somam 130 kW – o equivalente a 170 cavalos, ou aproximadamente 1/3 do Tesla. Por isso, e pelo formato bem aerodinâmico, o Lightyear gasta menos: segundo seus criadores, ele consome 1 kWh a

Continua após a publicidade

cada 10 km rodados. Metade do Tesla. Essa promessa ainda não foi confirmada por testes independentes. Se ela for verdade, a conta fecha. O carro tem 5 m2 de placas fotovoltaicas.

Supondo que elas trabalhem com eficiência de 20%, a melhor possível com as tecnologias atuais, o Lightyear conseguiria gerar 750 watts a cada hora sob sol forte. O suficiente para ele rodar 7,5 km. Não exatamente o prometido; mas bem bom.

Se é assim, por que as outras marcas até hoje não colocaram placas solares em seus carros? É que esses painéis são retos e rígidos, não acompanham as curvas da carroceria.

Continua após a publicidade

O Lightyear dribla isso com uma técnica inédita: ele é coberto por 782 miniplacas, conectadas entre si. Elas são caras e difíceis de montar – por isso, o carro custa 250 mil euros.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$5,99/mês.