Bruno Garattoni
Piloto automático mesmo
O computador troca informações, em tempo real, com os demais veículos – e alerta o motorista sobre situações perigosas (exemplo: “carro à direita vai avançar o sinal”). Se perceber a iminência de uma batida, freia sozinho 0,6 s antes do impacto.
Assentos móveis
O carro (que é um protótipo, ainda sem previsão de lançamento) é o primeiro com bancos inteligentes. No caso de uma colisão lateral, eles se inclinam para o centro do veículo – protegendo os passageiros, que são empurrados 5 cm para dentro.
Portas infláveis
Por dentro, elas são feitas de um metal ondulado. Quando o carro vai bater, um compressor de ar gera uma onda de altíssima pressão (290 libras), que literalmente estufa as portas.
Braking Bag
É uma bolsa de ar sob o para-choque, que se enche 0,08 s antes de uma colisão frontal. Isso ajuda a desacelerar o carro (que também fica 8 cm mais alto, protegendo os ocupantes).
Farol inteligente
Analisa as situações à frente do veículo e reprograma sua lâmpada (formada por 100 leds) para jogar mais luz no que é mais importante – pedestres atravessando, por exemplo.
Cinto inflável
Frações de segundo antes de um acidente, os cintos de segurança do ESF 2009 se inflam automaticamente – eles ficam acolchoa-dos e dobram de tamanho, para segurar melhor o passageiro.