Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Robô atende as ligações de telemarketing por você

A máquina finge que está interessada na conversa

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 09h24 - Publicado em 3 fev 2016, 17h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O sr. (ou senhora, claro) não vai estar mais precisando ficar ouvindo os atendentes de telemarketing que ligam para você. Isso porque – depois de chegar à Lua, construir um acelerador de partículas do tamanho de uma cidade e inventar as maratonas de Netflix – o homem finalmente conseguiu criar uma tecnologia que economiza os seus “não estou interessado na promoção, mas obrigado”.  Ela deixa as ligações de telemarketing por conta de um robô.

    A ideia é simples. Trata-se de um software com inteligência artificial que consegue perceber quando o outro lado da linha fica em silêncio, e interpreta isso como uma deixa para resposta. Nesses momentos, o computador solta respostas automáticas, que interagem com o atendente: algo como um “uhum”, ou um “claro!”. Em alguns momentos o robô usa respostas um pouco mais complexas como “desculpe, eu acabei de acordar, estou meio tonto, você pode repetir o motivo da ligação?”, para não ficar tão óbvio que se trata de uma máquina.

    LEIA: Sul-coreano constrói robô que brinda e bebe doses

    O robô funciona numa linha telefônica. Para fazê-lo funcionar, o usuário deve ativar a função de adicionar uma ligação à chamada, discar para o número da máquina (+1 214-666-4321) e fingir que está passando o telefone para quem o atendente está procurando. Voilà, não precisa mais se preocupar. Quer dizer, voilà na teoria, pois a máquina conversa em inglês, então o robô em questão não tem muita utilidade aqui no Brasil.

    Continua após a publicidade

    A invenção, chamada de The Jolly Roger Telephone Co. (algo como Companhia de Telefone do Roger Feliz, em português) foi inventada por Roger Anderson, um americano que há 20 anos trabalha com a criação de sistemas de telefone para empresas de telecomunicação. Roger teve a ideia depois que seu filho, de 12 anos, foi xingado por um atendente. Então decidiu colocar as máquinas para conversarem. “Talvez a empresa de telemarketing tire você da lista deles quando perceberem, que na verdade, ficam batendo papo com um robô toda vez que ligam para você”, afirmou em entrevista ao Mashable.

    Anderson até chegou a gravar algumas das ligações. Na maioria dos casos, os atendentes percebem que se trata de uma máquina e desligam o telefone. Você pode ver um exemplo abaixo, em inglês.

     

    Continua após a publicidade

    Vamos estar transferindo para um robô. 

    LEIA TAMBÉM:

    Continua após a publicidade

    Austrália cria robô marinho assassino – com uma missão nobre
    EUA desenvolvem robô assassino​
    Robô ajuda crianças suecas no aprendizado da escrita​

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.