O dia 24 de agosto de 1995 era uma quinta-feira e foi escolhido pela já então maior fabricante de sistemas operacionais do mundo para lançar a nova versão do principal produto à venda: o Windows. Há vinte anos, o box com o cd-rom do Windows 95 tinha o preço sugerido de US$ 209,95. Já a versão mais recente do Windows, lançada há quase um mês, está disponível gratuitamente para os usuários que possuíam versões anteriores originais. Mas o preço é apenas uma das muitas mudanças que esses vinte anos trouxeram.
Em 1995, a Microsoft faturava US$ 5,9 bilhões em vendas e empregava 17.800 pessoas. Já estava longe de ser uma empresa modesta. Em 2015, a gigante fatura US$ 93.6 bilhões e tem 117.354 funcionários pelo mundo. Quando foi lançado, o Windows 95 marcou uma nova fase da empresa e revolucionou a forma como as pessoas interagiam com os computadores pessoais, já que as versões anteriores não eram tão intuitivas. Foi no Windows 95, por exemplo, que foram lançados o “menu iniciar”, a barra de ferramentas e o navegador Internet Explorer.
Mesmo depois do lançamento do sucessor, o Windows 98, o aniversariante de hoje seguiu com a popularidade em alta. Veja, abaixo, uma matéria do Jornal Nacional, da Globo, do dia do lançamento do Windows 95 no Brasil.